Nascente – Flávio Venturini
NOTA: 8,7/10
Em 1982, Flávio Venturini lançou seu 1º trabalho solo, o Nascente, embora naquela época ainda integrasse o 14 Bis. Após sua participação no Clube da Esquina e em O Terço, além de continuar como um integrante importante do 14 Bis, Venturini desejava que seu álbum de estreia apresentasse uma sonoridade rica, explorando elementos da MPB e da música Pop, com toques de sofisticação e sensibilidade. A produção, feita por Mayrton Bahia sob o selo EMI, conta com uma abordagem musical rica e envolvente, com arranjos delicados e atmosferas sonoras criadas por instrumentos acústicos, cordas e sintetizadores, frequentemente conduzidos por maestros como Wagner Tiso. O repertório é muito bom, com canções melódicas que são completamente excepcionais. Em suma, é um ótimo trabalho de estreia, que mostrava que Flávio Venturini tinha potencial para decolar ainda mais.
Melhores Faixas: Qualquer Coisa A Haver Com O Paraíso, Princesa, Pensando Em Você, Espanhola
Vale a Pena Ouvir: Fascinação, Nascente, Teu Olhar, Meus Olhos
O Andarilho – Flávio Venturini
NOTA: 9,1/10
Melhores Faixas: Tarde Demais, Anjo Bom, Caramelo, Emmanuel
Vale a Pena Ouvir: Preciosa, No Trem Do Amor, Trilhas
Cidade Veloz – Flávio Venturini
NOTA: 8,3/10
Seis anos se passaram e, já na década de 1990, Flávio Venturini lançou o Cidade Veloz, um álbum bem mais reflexivo. Após O Andarilho, Flávio ainda seguia sua trajetória no 14 Bis, mas, após o sétimo álbum da banda, decidiu sair e dedicar-se integralmente à sua carreira solo, continuando a explorar a música brasileira em suas nuances mais líricas e melódicas, como evidenciado em seus trabalhos anteriores. A produção, realizada por Zé Nogueira e lançada sob o selo Som Livre, focou na valorização de arranjos sofisticados, com elementos de piano, sintetizadores e percussão brasileira. Essa riqueza sonora é um dos pontos altos do trabalho, evidenciando a experiência de Venturini tanto como compositor quanto como instrumentista. O repertório é muito bom, com canções que apresentam um alto nível de coesão sonora. Enfim, é um álbum muito interessante, apesar de não ser tão lembrado pelos fãs.
Melhores Faixas: Viver por Viver, Pierrot, Casa Vazia
Vale a Pena Ouvir: Um Violeiro, O Medo Não Cria
Noites Com Sol – Flávio Venturini
NOTA: 9/10
Quatro anos depois, ele lançou Noites Com Sol, um trabalho muito mais comercial do que todos os anteriores. Após o Cidade Veloz, Flávio Venturini decidiu ampliar sua sonoridade Pop com a sofisticação da MPB, traços herdados de sua ligação com o movimento Clube da Esquina. Este projeto é uma síntese de seu talento melódico e poético, marcado pela parceria com letristas como Ronaldo Bastos, um de seus colaboradores frequentes. A produção, feita por Torcuato Mariano, foi cuidadosamente minuciosa, com Flávio assumindo parte dos arranjos, com uma instrumentação rica e equilibrada, destacando-se os teclados, cordas e elementos eletrônicos sutis que enriquecem a atmosfera das faixas. O repertório é maravilhoso, com canções que se dividem entre energéticas e mais suaves em seus ritmos. Enfim, é um belo trabalho, que trouxe mais relevância para ele.
Melhores Faixas: Noites Com Sol, Calor, Clube da Esquina II, Navios
Vale a Pena Ouvir: O Que Tem de Ser, Um Cupido Me Falou, Cabaret de Sereia
Beija Flor – Flávio Venturini
NOTA: 7,7/10
Pouco tempo depois, ele lançou seu 5º álbum de estúdio, o Beija-Flor, que não trouxe tantas mudanças. Após o Noites Com Sol, Flávio Venturini se estabeleceu como um dos mais respeitados compositores e intérpretes do Brasil. Novamente, ele decidiu explorar temas como amor, natureza e espiritualidade, tudo de uma forma mais melódica. A produção, conduzida novamente por Torcuato Mariano, trouxe arranjos mais delicados, realçando a suavidade da voz de Flávio Venturini, com uma instrumentação mais acústica, deixando de lado aquela experimentação presente em seus antecessores, e tentando se encaixar nas canções mais íntimas da MPB. O repertório é bem interessante, trazendo algumas canções bem legais e outras que são completamente inexpressivas. No final, é um disco bom, embora tenha seus defeitos.
Melhores Faixas: Nós Dois Aqui, De Sombra e Sol, Flor
Piores Faixas: Falso Blasé, Beija-Flor, Para Lennon e McCartney
É isso, então flw!!!