terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Analisando Discografias - Kansas: Parte 1

                  

Kansas – Kansas





















NOTA: 9/10


Indo para 1974, o Kansas lançava seu álbum de estreia autointitulado, que trazia uma estética diferente. A banda havia sido formada um ano antes, na capital do estado do Kansas: Topeka, e era composta por Kerry Livgren (guitarra e teclados), Steve Walsh (teclados e vocalista principal), Rich Williams (guitarra), Robby Steinhardt (violino), Dave Hope (baixo) e Phil Ehart (bateria). Eles surgiram como uma aposta do Don Kirshner para ser uma banda de Rock progressivo bem mais variada, capaz de competir com nomes como Pink Floyd e Genesis. A produção, feita por Wally Gold, mantém o espírito cru, mas ao mesmo tempo exibe complexidade e ambição nas estruturas progressivas, com o violino do Robby sendo o centro enquanto o resto da instrumentação serve de sustentação para arranjos que mostram um lado bem cinematográfico. O repertório é incrível, e as canções são imersivas e energéticas. Enfim, é um belo disco de estreia e já mostrava um grande potencial. 

Melhores Faixas: Belexes, Apercu, Journey From Mariabronn 
Vale a Pena Ouvir: Can I Tell You, Death Of Mother Nature Suite, Lonely Wind

Song For America – Kansas





















NOTA: 9,4/10


No ano seguinte, foi lançado o 2º álbum do Kansas, o clássico Song for America. Após o álbum de estreia, Kerry Livgren já se mostrava, desde o início, como um compositor com inclinações filosóficas e espirituais, e, após esse primeiro trabalho, ampliou ainda mais sua ambição. O Kansas também passou a se entender melhor como unidade: Walsh se firmou como vocalista e tecladista expressivo, Steinhardt como uma força dramática com o violino, e a banda compreendeu que sua identidade real estava no equilíbrio entre o peso americano e o progressivo europeu. A produção, feita agora por Jeff Glixman e Wally Gold, é bem mais ampla: os instrumentos são melhor distribuídos no espaço sonoro, o violino ocupa um papel central com maior clareza, e as performances vocais recebem mais espaço para harmonia e contraponto. O repertório é maravilhoso, e as canções são profundas e dinâmicas. No final, é um baita disco e um dos melhores da banda. 

Melhores Faixas: Song For America, The Devil Game 
Vale a Pena Ouvir: Lamplight Symphony, Down The Road
  

                                                                           Então um abraço e flw!!!                

Analisando Discografias - Kansas: Parte 1

                   Kansas – Kansas NOTA: 9/10 Indo para 1974, o Kansas lançava seu álbum de estreia autointitulado, que trazia uma estética ...