segunda-feira, 9 de junho de 2025

Analisando Discografias - Richard Wright

                  

Wet Dream – Richard Wright





















NOTA: 8,6/10


Voltando ao ano de 1978, Richard Wright lançava seu primeiro trabalho solo, o Wet Dream. Após o lançamento do Animals, onde Wright contribuiu pouco e ficou em segundo plano, paralelamente, tanto David Gilmour quanto Roger Waters já planejavam projetos solo. Sentindo a necessidade de se expressar artisticamente e escapar do ambiente cada vez mais tenso do Pink Floyd, Wright compôs e gravou esse projeto no meio daquela pausa que a banda teve. A produção, conduzida pelo próprio Richard Wright, contou com ele tocando todos os teclados (piano acústico, Fender Rhodes, sintetizadores, órgão Hammond), além de cantar em várias faixas. A sonoridade privilegia atmosferas suaves, arranjos espaçosos e melodias meditativas, seguindo influências do Rock progressivo com Jazz Rock. O repertório é muito bom, e a maioria das faixas é instrumental, mas todas são bem dinâmicas, assim como as vocais. No fim, é um belo disco, bastante exuberante.

Melhores Faixas: Cat Cruise, Drop In From The Top 
Vale a Pena Ouvir: Waves, Against The Odds, Holiday

Broken China – Rick Wright





















NOTA: 5/10


Então se passaram 18 anos até Richard Wright lançar seu segundo e último disco em vida, o Broken China. Após o Wet Dream, ele foi praticamente afastado do Pink Floyd por Roger Waters durante as gravações de The Wall, participou da turnê como músico contratado e só voltou a ser membro oficial na época de The Division Bell. Durante os anos 80, Wright enfrentou problemas pessoais profundos, especialmente com o colapso emocional de sua segunda esposa, Millie, que lutava contra uma depressão severa. Essa experiência devastadora o afetou profundamente e acabou servindo de inspiração para o álbum. A produção, feita pelo próprio tecladista junto com Anthony Moore, explora uma sonoridade que mistura Rock progressivo, Art Rock, música ambiente e clássica, mas de forma um tanto desorganizada, arrastada e sem precisão. O repertório é irregular, com canções interessantes e outras bem sem graça. Enfim, é um disco mediano e completamente tedioso. 

Melhores Faixas: Reaching For The Rail (tem participação da Sinéad O'Connor), Satellite, Far From The Harbour Wall, Along The Shoreline 
Piores Faixas: Night Of A Thousand Furry Toys, Hidden Fear, Runaway, Sweet July


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