Yeezus – Kanye West
NOTA: 9,5/10
Três anos se passam, e Kanye West lança mais um disco, o também icônico Yeezus. Após o excepcional My Beautiful Dark Twisted Fantasy, ele não tinha mais nada a provar. Em vez de buscar uma continuação natural de seu último álbum, optou por um movimento arriscado, desafiador e anti-comercial. Inspirado por sonoridades do Acid house, Punk, industrial e Hip-Hop experimental, Kanye decidiu criar um álbum cru e distorcido, contrastando diretamente com a produção polida de seus trabalhos anteriores. A produção foi diversificada, com nomes como Daft Punk, Mike Dean e Rick Rubin, que fizeram uso de distorção e batidas sujas. Os sintetizadores são metálicos, os graves são intensos, e muitas faixas têm uma estrutura minimalista, sem ganchos tradicionais. Além disso, há ausência de samples melodiosos, com preferência por sons brutos. O repertório é sensacional, e as faixas são bem agressivas. No fim, é um baita disco e um dos mais ousados de sua carreira.
Melhores Faixas: Bound 2, New Slaves, Black Skinhead, Guilt Trip
Vale a Pena Ouvir: Blood On The Leaves, On Sight
The Life Of Pablo – Kanye West
NOTA: 8,8/10
Melhores Faixas: Father Stretch My Hands, Pt. 1, Famous (destruiu a Taylor Swift nessa diss), Ultralight Beam, Wolves, No More Parties In LA (colocar Kendrick Lamar fazendo Boom Bap foi inacreditável)
Vale a Pena Ouvir: Real Friends (Ty Dolla $ign colaborou bem demais), Freestyle 4, Waves, Feedback
Ye – Kanye West
NOTA: 7/10
Chega 2018, e Kanye lança mais um álbum intitulado Ye, que era diferente de tudo que havia lançado anteriormente. Após o The Life of Pablo, começou sua onda de bobagens: ele retornou ao Twitter e começou a compartilhar uma série de pensamentos filosóficos e opiniões controversas. Suas declarações mais polêmicas incluíram apoio a Donald Trump e a infame afirmação de que a escravidão "parecia uma escolha". Ao mesmo tempo, Kanye revelou publicamente que havia sido diagnosticado com transtorno bipolar, algo que se tornaria um tema central do álbum. Sendo o principal produtor do projeto, ele adotou uma abordagem minimalista, usando amostras vocais distorcidas, sintetizadores etéreos, baterias cruas e elementos acústicos para criar uma atmosfera que reflete seu estado mental. O repertório é bom, mas traz algumas canções irregulares, principalmente duas com a participação do pavoroso PARTYNEXTDOOR. Apesar de ser um trabalho legal, é o mais fraco até então.
Melhores Faixas: Yikes, All Mine
Piores Faixas: I Thought About Killing You, Ghost Town
JESUS IS KING – Kanye West
NOTA: 2,9/10
No ano seguinte, Kanye lança um dos seus piores trabalhos, o JESUS IS KING, que seguiu um caminho totalmente diferente. Após o Ye, ele começou a enfatizar cada vez mais sua fé cristã em entrevistas e aparições públicas, chegando a afirmar que não faria mais músicas seculares. Em 2019, lançou seu Sunday Service, uma série de performances musicais que misturavam Gospel e Hip-Hop, realizadas em locais inusitados e abertas a convidados selecionados, sendo essa a base para o álbum. A produção foi diversificada, mas seguiu um híbrido entre Gospel tradicional e Hip-Hop moderno, apresentando corais poderosos, órgãos de igreja, samples de música Gospel e batidas minimalistas. O grande problema é que ele deixou tudo arrastado e repetitivo. O repertório é muito ruim, com poucas canções interessantes e as demais sendo bagunçadas. Em suma, esse disco é péssimo e foi um tropeço horroroso.
Melhores Faixas: Follow God, On God, Hands On
Piores Faixas: Use This Gospel, Selah, Water, Everything We Need
Donda – Kanye West
NOTA: 3/10
Mais um tempo se passou, e, em 2021, Kanye West lançou seu último álbum até então, o Donda. Após o JESUS IS KING, ele enfrentava um divórcio com Kim Kardashian, ao mesmo tempo em que continuava sua jornada espiritual. Além disso, o rapper estava imerso em sua luta interna com a fama, sua saúde mental e o luto pela morte de sua mãe, Donda West, falecida em 2007. O álbum teve um processo de lançamento incomum e altamente midiático. Kanye realizou três eventos de audição em estádios. A produção foi bem grandiosa, incorporando elementos do Gospel, Hip-Hop experimental, Trap, Soul e até Drill. Kanye, como de costume, reuniu um time de produtores de alto nível, só que isso se tornou uma bagunça, pois há sintetizadores exagerados, melodias vazias e exaustivas. O repertório é muito ruim, com poucos momentos de brilho nessas 27 faixas. Quanto às feats, algumas são boas e outras são péssimas. No final, esse trabalho é horrível e que não cumpre com seu conceito.
Melhores Faixas: Praise God, Off The Grid, Hurricane, Believe What I Say, Lord I Need You
Piores Faixas: Jail, New Again, Junya, Ok Ok, Moon, Come To Life, Jonah
Então é isso e flw!!!