quarta-feira, 16 de julho de 2025

Analisando Discografias - terraplana

                 

olhar pra trás – terraplana





















NOTA: 9/10


Em 2023, ou seja, há dois anos, foi lançado o álbum de estreia da banda Terraplana, o Olhar pra Trás. Formada em 2017 em Curitiba, no Paraná, a banda contava inicialmente com Stephani Heuczuk (baixo e vocal), Vinícius Lourenço e Matheus Teles (guitarras e vocais) e Wendeu Silvério (bateria). Na época, lançaram o EP Exílio, que serviu como um teste para apresentar a base sonora do grupo. Em 2019, Matheus saiu e entrou Cassiano Kruchelski. Após a pandemia, venceram um concurso da Groover, tocaram no Balaclava Fest e, com a boa repercussão, assinaram com o selo do evento. Produzido por Gustavo Schirmer, o álbum apresenta uma sonoridade densa, com riffs reverberados, distorções bem trabalhadas, camadas sobrepostas, vocais estéreo e uma ambiência introspectiva, seguindo a estética do Shoegaze e do Post-Rock. O repertório é muito bom, com canções melódicas e profundas. No fim, é um belíssimo disco de estreia, cheio de sentimento. 

Melhores Faixas: conversas, cais, memorias 
Vale a Pena Ouvir: me encontrar, você

natural – terraplana





















NOTA: 9,3/10


Então, recentemente, há exatos quatro meses, foi lançado o 2º álbum deles, Natural. Após Olhar pra Trás, o Terraplana expandiu sua paleta musical, decidindo incorporar elementos do Indie Rock, Grunge e algumas estruturas harmônicas reminiscentes do Deftones, sem perder a essência Shoegaze que os caracteriza, deixando um pouco de lado as poucas influências do Post-Rock. Com produção assinada por Joo-Joo Ashworth, o trabalho seguiu um caminho mais cristalino e moderno nas “guitarras tristes”, entrelaçadas por ótimas levadas de bateria e baixo, além do uso de texturas Lo-fi combinadas com uma clareza polida, equilibrando caos e serenidade. O som mostra que eles beberam muito das influências do Loveless, do My Bloody Valentine, e do Souvlaki, do Slowdive. O repertório é incrível, e as canções são lindíssimas e cheias de variações rítmicas. No fim, é um baita disco, que tem tudo para se tornar um clássico do Rock nacional e mostrou o quanto de futuro eles têm. 

Melhores Faixas: amanhecer, charlie, S.N.C, horas iguais 
Vale a Pena Ouvir: morro azul, todo dia, hear a whisper

 

Review: The Same Old Wasted Wonderful World do Motion City Soundtrack

                   The Same Old Wasted Wonderful World – Motion City Soundtrack NOTA: 8,2/10 Dias atrás, o Motion City Soundtrack retornou, ...