terça-feira, 23 de setembro de 2025

Analisando Discografias - Arthur Verocai: Parte 2

                 

Encore – Arthur Verocai





















NOTA: 9,1/10


Pulando para 2007, foi lançado o 3º álbum de Arthur Verocai, o belíssimo Encore. Após o Saudade Demais, ele continuou trabalhando com os gigantes da MPB. Nesse meio tempo, seu 1º álbum acabou sendo redescoberto, especialmente no exterior, ganhando status lendário a ponto de ser sampleado por artistas do Rap como MF Doom e Madlib e sendo estudado por músicos contemporâneos. A produção, como sempre, foi feita por ele mesmo, reunindo um time de músicos, incluindo membros do Azymuth, Robertinho Silva e até Ivan Lins, com arranjos que transitam entre Samba Jazz, Jazz Fusion, Bossa Nova e música erudita, sempre carregados da característica assinatura harmônica de Verocai, marcada por modulações inesperadas e orquestrações exuberantes. O repertório é incrível, e as canções são exuberantes, com um toque sentimental. Enfim, é um trabalho maravilhoso e bastante sofisticado. 

Melhores Faixas: Abertura, Bis, Dona Das Meninas, Filhos, Tudo De Bom 
Vale a Pena Ouvir: Eu Quero Paz, Amor Na Contra Mão

No Voo Do Urubu – Arthur Verocai





















NOTA: 7,3/10


Então chegamos a 2016, quando foi lançado o último álbum até então de Arthur, O Voo do Urubu. Após o Encore, as coisas não mudaram muito além do gigantesco reconhecimento que suas obras estavam recebendo, o que é merecido, já que ele é um dos maiores compositores da música brasileira. Com isso, ele decidiu fazer um trabalho que reunisse um grande número de músicos respeitados. A produção foi aquela de sempre e apresenta uma fusão de Samba, Jazz, MPB e elementos cinematográficos, característica marcante em seu trabalho. A colaboração com músicos renomados trouxe uma riqueza harmônica e melódica às composições; além disso, há participações de cantores como Vinícius Cantuária, Seu Jorge e até Mano Brown e Criolo. O repertório é bem interessante, com ótimas canções e outras que não ficaram tão bem interpretadas. Enfim, é um álbum legal, apesar de ser o mais fraco. 

Melhores Faixas: Cigana (Mano Brown cantando bem), Snake Eyes, A Outra (Vinícius Cantuária), Oh! Juliana (Danilo Caymmi) 
Piores Faixas: Minha Terra Tem Palmeiras (Lu Oliveira indo mal demais), O Tambor (Criolo não foi bem)

 

Analisando Discografias - Jorge Ben Jor: Parte 3

                  Dádiva – Jorge Ben NOTA: 2,7/10 Dois anos se passaram, e Jorge Ben lançou mais um disco, intitulado Dádiva, e aqui tivemos...