EP † – ††† (Croses)
NOTA: 7,5/10
Lá para 2011, foi lançado o 1º trabalho em formato EP do projeto Croses (ou, estilisticamente, †††). Após o lançamento do Diamond Eyes, Chino Moreno buscava expandir suas explorações musicais fora do Deftones. Ele já havia mostrado gosto por trabalhos paralelos e agora se unia ao guitarrista Shaun Lopez e ao baixista e tecladista Chuck Doom para mergulhar em sonoridades mais eletrônicas, sombrias e etéreas. A produção, feita por eles mesmos, é densa, mas ao mesmo tempo polida: camadas de sintetizadores convivem com batidas eletrônicas pulsantes, guitarras discretas, mas carregadas de efeitos, e baixo grave que sustenta as composições; os vocais do Chino são bem mais suaves, tudo isso transitando entre Rock alternativo, música eletrônica, Trip Hop e Synth-pop. O repertório é bem curtinho, tendo 5 faixas muito legais e dinâmicas. Enfim, é um EP muito bom e ousado, e teve mais.
Melhores Faixas: †hholyghs†, Op†ion
Vale a Pena Ouvir: Bermuda Locke†, †his Is A †rick, †
EP †† – ††† (Croses)
NOTA: 7/10
Melhores Faixas: Prurien†, †elepa†hy, Frontiers
Piores Faixas: Nine†een Eigh†y Seven, †rophy
EP ††† – ††† (Croses)
NOTA: 7,2/10
Então, em 2014, chegou a última parte dessa trilogia de EPs, seguindo um caminho quase acessível. Após o 2º EP, o projeto teve uma pequena pausa por conta do lançamento do Koi No Yokan, mas Chino logo voltou a focar aqui com esse lançamento, visando não apenas encerrar a trilogia de EPs, mas também explorar faixas mais ousadas e experimentais, ampliando a exploração sonora que o Crosses vinha fazendo. A produção, feita como sempre pelo conjunto, é polida, mas mantém a sensação de intimidade e crueza quando necessário. As batidas eletrônicas são hipnóticas, o baixo do Doom é profundo e envolvente, e as guitarras de Lopez aparecem de forma atmosférica, muitas vezes servindo mais como textura do que como riff tradicional. A voz do Chino mantém a mesma abordagem etérea e introspectiva, explorando facetas mais atmosféricas. O repertório, como sempre, contou com 5 faixas, sendo apenas uma considerada fraca. No geral, essa trilogia de EPs é muito boa.
Melhores Faixas: Nine†een Nine†y Four, Bi†ches Brew, Blk S†allion, Dea†h Bell
Pior Faixa: †he Epilogue
Goodnight, God Bless, I Love U, Delete. – ††† (Croses)
NOTA: 8/10
Então, chegamos em 2023, quando foi lançado o verdadeiro álbum de estreia deles, o Goodnight, God Bless, I Love U, Delete. Após aquela trilogia de EPs, que acabou se tornando uma coletânea e foi dada como o 1º álbum deles (o que não é verdade), o que aconteceu depois foi que o projeto teve uma pequena pausa, lançou outro EP em 2022, porém descartável, e, para este álbum, eles decidiram adotar uma abordagem mais otimista e introspectiva. A produção, feita por eles com a ajuda do Dawn Golden, Nate Donmoyer e Away, é caracterizada por uma fusão de texturas eletrônicas e orgânicas, criando uma atmosfera densa e emocional. As batidas eletrônicas são meticulosamente programadas, e a voz do Chino Moreno permanece etérea e emotiva, tudo isso caminhando para um lado puxado para o Alt-Pop e Synth-pop. O repertório é bem legal, e as canções variam entre um lado mais denso e outro mais envolvente. No geral, é um ótimo disco, que vale a pena ir atrás.
Melhores Faixas: Invisible Hand, Girls Float † Boys Cry (participação do Robert Smith do The Cure)
Vale a Pena Ouvir: Runner, Ghost Ride, Found, Eraser
Então um abraço e flw!!!