Mais Que a Paixão – Wanderléa
NOTA: 8,3/10
No ano seguinte, Wanderléa lança Mais Que a Paixão, que é basicamente uma espécie de continuação do seu antecessor. Após o Vamos Que Eu Já Vou, um trabalho que mostrava a artista transitando por novos gêneros e buscando amadurecimento. Apesar de ter ficado fora dos holofotes, ela consolidava sua transição de ícone Pop para uma cantora mais versátil. Produzido por Renato Corrêa e lançado pela EMI-Odeon, um dos polos de excelência técnica no Brasil dos anos 1970, o álbum é marcado por um cuidado nos arranjos e instrumentações que equilibram sofisticação e acessibilidade. Com uma sonoridade que trazia uma expansão da psicodelia, com certas influências de Folk, tudo para se enquadrar na MPB. O repertório é interessante, trazendo ótimas canções, algumas até divertidas. No fim, é um trabalho bem legal, apesar de não ter feito qualquer tipo de sucesso.
Melhores Faixas: Fruto Maduro, Lindo
Vale a Pena Ouvir: O Canto Da Lira, Antes Que O Mundo Acabe, Pitanga
Wanderléa (1981) – Wanderléa
NOTA: 1/10
Melhores Faixas: (............)
Piores Faixas: Receita Médica, Liberdade De Amar, Um Jeito Novo De Amar, Na Hora Da Raiva, Se Você Pensa / Vem Quente Que Eu Estou Fervendo / Pare O Casamento (Incrivel como esse pout pourri destruiu essas músicas)
Wanderléa (1989) – Wanderléa
NOTA: 1/10
Depois de um sumiço de oito anos, Wanderléa retorna lançando mais um álbum de estúdio, novamente autointitulado. Após o álbum de 1981 ter sido um fiasco, a cantora tentou, mais uma vez, se adaptar às novas tendências e reconectar-se com o público. Nesse intervalo de tempo, ela enfrentou momentos difíceis, como a morte de seu filho de dois anos, que acabou se afogando na piscina de sua casa. O disco foi lançado pelo selo 3M, com produção de Ed Wilson, que trouxe arranjos que buscavam equilibrar elementos tradicionais da música romântica brasileira com influências contemporâneas dos anos 1980, como o uso de sintetizadores e batidas eletrônicas, mas tudo com uma falta de harmonia total. O repertório, novamente, é horroroso, com canções que são verdadeiras baladas enfadonhas. Em suma, é um trabalho chatíssimo e sem qualquer inovação.
Melhores Faixas: (.....zzzzzzz....)
Piores Faixas: Não Tem Mais Jeito, Água Na Boca, Só Por Amor (Jamaicana), Um Momento de Ternura - Pout-Pourri (Fez outro ainda pior), Animais
Te Amo – Wanderléa
NOTA: 5/10
Em 1992, Wanderléa retorna lançando Te Amo, seu 13º álbum de estúdio, que trouxe poucas mudanças. Após lançar dois discos na década de 80 que foram verdadeiros fracassos, Wandeca acabou ficando mais afastada, passando por um período em que não compunha muito, focando mais em seus shows, até que finalmente decidiu voltar ao estúdio. Produzido por Max Pierre e lançado pela gravadora Som Livre, o álbum contou com arranjos que mesclavam sonoridades contemporâneas da época com influências mais antigas. A sonoridade tinha elementos de Rock de arena, Soft Rock e muito Synth-pop; apesar de confusa, pelo menos não exageraram na sintetização. O repertório, no geral, é dividido entre canções já conhecidas, com nova roupagem, e outras inéditas. No entanto, muitas delas pecam na questão do ritmo, tornando o trabalho irregular. No final de tudo, é um álbum mediano, que repetiu alguns erros de seus antecessores.
Melhores Faixas: Eu Já Nem Sei, Capela Do Amor / Meu Bem Lolipop, Nossa Canção
Piores Faixas: Prova De Fogo / Pare O Casamento, Tem Que Ser Assim, Imenso Amor
O Amor Sobreviverá – Wanderléa
NOTA: 5,3/10
Em 2003, após ficar muito tempo longe dos holofotes, Wanderléa retorna com O Amor Sobreviverá. Após o Te Amo, a cantora enfrentou uma série de problemas, como a morte de seu pai, que a deixou muito abalada, e, pouco tempo depois, em 1996, a perda de seu irmão, vítima da AIDS, que a fez cair em depressão. Essa sequência de acontecimentos abalou-a emocionalmente a ponto de lhe causar um câncer no útero, obrigando-a a fazer uma histerectomia. Após tudo isso, ela voltou totalmente renovada e decidiu retomar sua produção artística com um projeto independente, sem interferências de gravadoras. A produção foi feita pela própria cantora, em parceria com seu marido, o guitarrista Lalo Califórnia. Juntos, eles incorporaram influências de Blues Rock, Folk contemporâneo e, logicamente, MPB. O repertório é interessante, sendo basicamente composto de covers, alguns bons e outros nem tanto. Enfim, apesar de não ter fins lucrativos, é um trabalho mediano.
Melhores Faixas: Negro Gato, Sentado à beira do caminho, É preciso Saber Viver, O Amor Sobreviverá
Piores Faixas: Kriola, Back in Bahia, Escandalosa, Capela do Amor
Então é isso, um abraço e flw!!!