segunda-feira, 21 de julho de 2025

Analisando Discografias - Donots: Parte 1

                 

Better Days Not Included – Donots





















NOTA: 5,8/10


Em 1999, foi lançado o verdadeiro álbum de estreia da banda Donots, o Better Days Not Included. Formada em 1993 na cidade de Ibbenbüren, na Alemanha, pelo vocalista Ingo Knollmann, seu irmão Guido Knollmann na guitarra e Jan-Dirk Poggemann no baixo, Jens "Stone" Grimstein na guitarra e Jens Trippner na bateria, a banda fazia certo sucesso na cena underground. Além disso, os dois Jens não permaneceram na formação e foram substituídos por Alex Siedenbiedel e Eike Herwig, assinaram com a gravadora GUN (subsidiária da BMG). Com produção do Uwe Hoffmann, o álbum apresenta um som cru, mantendo certo equilíbrio. Ele não é polido demais, preservando a energia e a urgência características do Punk. As guitarras soam encorpadas, porém faltou mais distorção, além de a instrumentação, por vezes, soar arrastada. Com isso, o repertório é mediano, tendo algumas canções legais e outras não. Em suma, é um trabalho bem fraquinho e que precisava de mais moldagem. 

Melhores Faixas: The Story So Far, Outshine The World, Cranky Person, The One Song
Piores Faixas: Static, Nothing Left, You Cannot True Faith

Pocketrock – Donots





















NOTA: 6/10


Indo para 2001, foi lançado o 2º álbum do Donots, intitulado Pocketrock, que foi um pouco mais abrasivo. Após o Better Days Not Included, o começo dos anos 2000 foi uma época em que o Pop Punk ganhava espaço na Europa, impulsionado por bandas americanas e por uma cena local que buscava encontrar sua própria voz. O Donots aproveitou esse momento para evoluir seu som, trazendo canções com maior apelo melódico e refrões ainda mais pegajosos, ampliando seu público e preparando terreno para o sucesso futuro. A produção, feita por Fabio Trentini, trouxe um som mais polido, com guitarras mais claras e presença vocal em destaque, o que ajuda a ressaltar os refrões e as melodias. A bateria tem um som encorpado, mas sem perder a pegada rápida e constante. Porém, muita coisa ainda carece de imersão, com momentos arrastados. O repertório até começa bem, mas depois decai com algumas canções genéricas. Enfim, é outro trabalho bem irregular. 

Melhores Faixas: Watch You Fall, Whatever Happened To The 80s, Don't You Know 
Piores Faixas: Jaded, Superhero, Radio Days

    É isso, então flw!!!     

O Legado de Ozzy: Dois Meses de Saudade e Eternidade

Mesmo após sua partida, a influência do Ozzy permanece viva no rock e na cultura.  Foto: Ross Halfin Pois é, meus amigos, hoje faz 2 meses q...