sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Analisando Discografias - Brandão85

                 

Zoo – Brandão85





















NOTA: 7,2/10


Em 2022, o Brandão85 lançou seu primeiro trabalho no formato EP, intitulado Zoo, que trazia uma estética interessante. O rapper, vindo de Caponga, no Ceará, começou sua trajetória em 2018, quando, no início, teve interesse no reggae, mas, com o tempo, passou a focar no Trap. Após vários corres, ele assinou com a Hash Produções e lançou o single Mustang. Para esse trabalho, decidiu lançar um EP em que adotou nomes de animais para as faixas. A produção, feita por ele próprio junto com Pluto, PUGLI e Shaz Khan, tende ao minimalismo típico de tapes de trap iniciais, com referências claras ao ambiente "underground" e à estética de cabine econômica: beats com uso de 808, hi-hats discretos, pads ou ambiências sutis que funcionam como plano de fundo e foco forte em seus flows. O repertório é curtinho, tem 7 canções muito boas e bem energéticas. No final, é um ótimo trabalho de apresentação e bem versátil. 

Melhores Faixas: Elefante, Jaguar (Uuu) [Beck de Mel] 
Vale a Pena Ouvir: Coruja (Jovem Dex indo muito bem), Peixe (Alee foi legal aqui)

CEO – Brandão85





















NOTA: 9/10

Dois anos depois, o Brandão lançou seu álbum de estreia, o maravilhoso CEO, em um momento cheio de mudanças. Após o Zoo, o rapper continuou focando em seus futuros projetos, porém veio toda aquela treta com a Hash, que o deixou sem gravadora. Ele, no entanto, teve uma luz, pois começou a trabalhar com Matuê para seu álbum 333. Foi no show do Rock in Rio que ele foi anunciado como novo artista da 30PRAUM e, com isso, lançou o single Pretinho Uva (mandando algumas indiretas para sua antiga gravadora) e preparou seu álbum, que falaria de sua trajetória. A produção, conduzida por ele junto com WIU, BeatsByNyce, Shaz Khan e outros, foi bem mais limpa, com arranjos mais elaborados e densidade sonora controlada: 808s bem marcados, hi-hats rápidos, percussão digital precisa, seguindo a estética do Trap e tendo momentos de Hard e Jersey. O repertório é incrível, e as canções são todas vibrantes. Enfim, é um baita álbum e um clássico do Trap nacional. 

Melhores Faixas: DE VOLTA, LAMBORGHINI, CEO, EM DIREÇÃO DO SOL (Alee surpreendeu aqui), EURO LIBRA (ótima feat do Teto), COLETE, ESPAÇONAVE (Matuê e Teto indo muito bem) 
Vale a Pena Ouvir: ASTRAL, MELHOR FASE

ISSO É TRAP – Brandão85





















NOTA: 8,8/10


Então chegamos em 2025, quando foi lançada a maravilhosa mixtape ISSO É TRAP. Após o CEO, Brandão começou a ter bastante visibilidade, mostrando-se um dos artistas mais versáteis da cena do Trap. No início desse ano, ele lançou o single Espinafre, que, segundo a letra da música, “trap no Brasil, mano, tá ficando chato, depois que esses funkeiros vieram, é só ladeira abaixo”. Isso não pegou bem para a cena do Funk, que reagiu fortemente às falas de Brandão, tanto que a música foi excluída. Tirando isso, ele decidiu preparar um trabalho que mostrasse mais da sua versatilidade. A produção, feita como sempre por ele junto com Samuel Batista, BeatsByNyce e outros, apresenta uma sonoridade de Trap puro, com beats pesados, 808s marcantes e uso de sintetizadores que conferem uma atmosfera densa e envolvente. O repertório ficou muito bom, e as canções são bem diversificadas e energéticas. No final, é um ótimo trabalho e muito consistente. 

Melhores Faixas: NOITE PERFEITA, 100% MOLHO (as tartarugas ninjas do Trap – Leviano, Alee, Jovem Dex e Brandão), TRAPLIFE, MIGOS (Jé arrebentando), RAGE, PRIMAVERA, TUDO BEM, ACIMA DAS NUVENS (a mina dele, a Desiree foi bem demais), UMA LUZ 
Vale a Pena Ouvir: MINHA MENTE, SONHOS, BENZ, BASEADO IGNORANTE

Analisando Discografias - Leviano

                   Vetin – Leviano NOTA: 8,7/10 Em 2023, o Leviano lançou sua primeira mixtape, intitulada Vetin, em um momento de transição...