sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Analisando Discografias - Miami Nights 1984

                 

Early Summer – Miami Nights 1984





















NOTA: 8,3/10


Em 2010, foi lançado o álbum de estreia do projeto Miami Nights 1984, o Early Summer. Criado pelo canadense Mike Glover, que entrou naquele barco do emergente Synthwave que resgatava a vibe da cultura Pop dos anos 80, ele foi muito influenciado por trilhas de filmes como Drive e Scarface e pelo som de artistas como Jan Hammer e Vangelis. Glover desenvolveu uma sonoridade que combina nostalgia, paisagens urbanas e uma sensação de melancolia romântica. A produção foi feita por ele mesmo e é totalmente eletrônica, mas com cuidado artesanal. Glover usa sintetizadores analógicos e virtuais, linhas de baixo sintetizadas e baterias eletrônicas com timbres que remetem a máquinas clássicas, como a Roland TR-707 e a LinnDrum, tudo bem atmosférico e evocando paisagens noturnas e horizontes iluminados por neon. O repertório é muito bom, e as canções são todas bem melódicas e envolventes. Enfim, é um ótimo disco de estreia, bem coeso. 

Melhores Faixas: Early Summer, On The Run, Elevator Of Love
Vale a Pena Ouvir: Miami Funk, Sunset Cruise

Turbulence – Miami Nights 1984





















NOTA: 10/10


Dois anos depois, o Miami Nights 1984 retorna com o clássico 2º álbum dele, o Turbulence. Após o Early Summer, vendo que ele ganhou bastante destaque em um nicho em ascensão, Glover lançava tudo de forma independente pela gravadora Rosso Corsa. Com este álbum, ele seguiu um caminho mais ambicioso, cinematográfico e maduro, ampliando o escopo, adicionando mais variação rítmica e densidade emocional, ao mesmo tempo em que mantém a identidade estética já firmada. A produção foi conduzida, como sempre, por ele mesmo, com tudo mais elaborado, maior detalhamento na construção das camadas e uma mistura mais precisa entre os elementos melódicos e percussivos. Os sintetizadores continuam sendo a espinha dorsal, com som mais encorpado, graves mais nítidos e texturas mais densas. O repertório é simplesmente maravilhoso, e as canções são todas bem divertidas. No geral, é um trabalho fenomenal e certamente o melhor dele. 

Melhores Faixas: Ocean Drive, Clutch, MN84 Theme, Saved By The Bell, New Tomorrow, Phone Tag 
Vale a Pena Ouvir: Tiger42, Astral Projection

Sentimental – Miami Nights 1984





















NOTA: 9/10


Então, se passaram 10 anos para que o Miami Nights retornasse com seu 3º álbum, o Sentimental. Após o espetacular Turbulence, Mike Glover passou um tempo participando de outros projetos, e sua fama na cena da Synthwave cresceu bastante, a ponto de fazer uma trilha sonora para um filme indie. Após isso, decidiu preparar um projeto que explorasse com mais profundidade não só o elemento da nostalgia, mas também sentimentos mais introspectivos, memórias, contrastes entre movimento e pausa, momentos de luz e sombra. A produção combina a estética típica da Synthwave com sintetizadores retrô, pads atmosféricos, batidas eletrônicas dançantes ou contemplativas, com uma ambição maior de variação dinâmica. As texturas são mais ricas, deixando um pouco de lado a influência do Electro-Disco e seguindo para um lado mais acelerado. O repertório é muito bom, e as canções são bem melódicas e variadas. Enfim, é um ótimo trabalho, competente e consistente. 

Melhores Faixas: Accelerated, Only When It's Dark (participação do trio Gunship), Heat, Late Night Call, Ascend, Keep Running, Tuff Turf 
Vale a Pena Ouvir: Pavement Surfing, Sentimental, Decelerated

Gunblaze Assault – Miami Nights 1984





















NOTA: 2,2/10


Entrando em 2025, foi lançado, no início deste ano, mais um trabalho intitulado Gunblaze Assault (eu sei que tem uma estética de jogo de PS1, mas segue aí). Após o Sentimental, este trabalho evoca uma trilha sonora (OST fictícia) de um jogo de tiro mecânico (mech shooter) que nunca existiu. A proposta é evocar a nostalgia de jogos dos anos 90, com estética sonora, visual e conceitual inspirada em videogames clássicos: menus, telas de loading, batalhas etc. A produção foi mais ou menos a mesma, mas com ênfase em disparos de tensão, ritmo acelerado, atmosfera de combate e efeitos sonoros que lembram máquinas e painéis de jogos de 16 bits. Os sintetizadores usados evocam timbres de jogos antigos, com leads metálicos, pads escuros, sons “digitais” ou modulados, e batidas eletrônicas precisas, apesar de tudo ser propositalmente impreciso. O repertório é bem fraco, com algumas faixas legais e outras genéricas. Enfim, é um disco ruim e foi só um teste de ideias. 

Melhores Faixas: Aerial Combat, Robotics Laboratory 
Piores Faixas: Loadout, Mission Results, Barometric Pressure

COSMOPOLIS – Miami Nights 1984





















NOTA: 8/10


Então chegamos ao lançamento mais recente do Miami Nights, o COSMOPOLIS, lançado há duas semanas. Após o Gunblaze Assault, para este novo trabalho Glover adotou uma abordagem mais suave e introspectiva, fazendo uma fusão entre Synthwave e Vaporwave, com produção voltada para o easy listening. Uma característica marcante é que todas as faixas foram gravadas em fita de alta velocidade e posteriormente desaceleradas, criando uma sensação de relaxamento e nostalgia. A produção foi quase a mesma, mantendo uma estética sonora refinada e atmosférica. A escolha de gravar em fita de alta velocidade e desacelerar as faixas confere ao álbum uma textura analógica rica, com nuances que evocam a era dourada dos anos 80. Os sintetizadores predominam, criando paisagens sonoras que variam do melódico até denso. O repertório é muito bom, e as canções são leves e climatizadas. No geral, é um ótimo álbum e vale a pena escutar. 

Melhores Faixas: Night Shift, Golden Hour 
Vale a Pena Ouvir: City Life, Limousine
  

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