domingo, 23 de novembro de 2025

Analisando Discografias - Greg Lake


Greg Lake – Greg Lake





















NOTA: 1/10


Novamente voltando para 1981, foi lançado o 1º álbum solo autointitulado de Greg Lake. Após o fim do ELP, ele queria se reinventar e decidiu se reconectar com o Rock mais direto, deixando para trás a grandiosidade de suítes de vinte minutos, orquestras, polirritmias e sintetizadores cinematográficos. Ao mesmo tempo, Greg buscava reafirmar seu papel como cantor e compositor, recuperando a sensibilidade melódica que o havia consagrado. A produção foi conduzida por ele junto com Alex Gobb, seguindo uma linha mais puxada para o AOR britânico da época: guitarras em primeiro plano, bateria com som seco e limpo, baixo preciso, teclados discretos e vozes tratadas com nitidez cristalina. Isso deixa o foco nas guitarras do brilhante Gary Moore e na boa banda de apoio; o problema é que tudo é bem genérico e cheio daqueles clichês característicos do gênero. O repertório é tenebroso, com canções que beiram o insuportável. Enfim, é um disco péssimo e sem identidade. 

Melhores Faixas: (..................................) 
Piores Faixas: Long Goodbye, For Those Who Dare, Someone, It Hurts, Black And Blue

Manoeuvres – Greg Lake





















NOTA: 1/10


Dois anos se passaram, e foi lançado seu 2º e último álbum solo, intitulado Manoeuvres. Após o álbum de 1981, os admiradores do ELP consideraram o disco “comercial demais”, e a grande mídia acabou meio que ignorando esse trabalho. Ainda assim, a química entre Lake e Gary Moore era real. Para esse álbum, decidiram desenvolver a estética iniciada em Greg Lake, mas de forma mais focada, mais homogênea e com uma atmosfera emocional mais consistente. A produção, feita por ele mesmo, foi mais orgânica, menos orientada a hits e mais emocionalmente coesa, embora ainda segue influências do AOR; no geral, tudo continuou bastante genérico e completamente sem identidade. O repertório é terrível, e as canções são, em sua maioria, péssimas. Enfim, é um trabalho horrível e, após isso, não houve mais discos solo, já que Lake viria a falecer em 2016, vítima de um câncer. 

Melhores Faixas: (..........................................) 
Piores Faixas: Haunted, I Don't Know Why I Still Love You, Manoeuvres, A Woman Like You, It's You, You Gotta Believe
  

               Então é isso e flw!!!            

Analisando Discografias - Kansas: Parte 1

                   Kansas – Kansas NOTA: 9/10 Indo para 1974, o Kansas lançava seu álbum de estreia autointitulado, que trazia uma estética ...