quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

Analisando Discografias - Hermeto Pascoal: Parte 2

                 

Zabumbê-bum-á – Hermeto Pascoal





















NOTA: 10/10


Chegando ao fim dos anos 70, foi lançado outro álbum fantástico do Hermeto, o Zabumbê-bum-á. Após o Slaves Mass, que o projetou internacionalmente e consolidou sua imagem como um compositor “total”, Hermeto passa a se mover com ainda mais liberdade entre mundos: o Jazz norte-americano, a música brasileira, a experimentação e a dimensão quase ritualística do som. A produção, feita por ele mesmo com auxílio do Guti Carvalho, aposta em uma sonoridade crua e extremamente dinâmica, em que a sensação de performance coletiva é mais importante do que o acabamento técnico tradicional, fazendo um equilíbrio entre Jazz Fusion e elementos vanguardistas. Há uma constante alternância entre momentos de escrita muito precisa e trechos de improvisação aberta, em que os músicos parecem dialogar quase telepaticamente. O repertório é simplesmente sensacional, parecendo até uma coletânea. No fim, é um baita disco e, certamente, uma obra-prima. 

Melhores Faixas: São Jorge, Santo Antonio, Alexandre, Marcelo E Pablo, Suite Norte, Sul, Leste, Oeste 
Vale a Pena Ouvir: Pimenteira, Rede

Cérebro Magnético – Hermeto Pascoal





















NOTA: 9,5/10


No ano seguinte, já na década de 80, foi lançado mais um disco do Hermeto Pascoal, intitulado Cérebro Magnético. Após o Zabumbê-bum-á, Hermeto já não precisava provar absolutamente nada a ninguém. Ele já havia afirmado sua identidade como compositor radical e pensador musical fora de qualquer eixo hegemônico. Nesse contexto, este novo projeto é menos imediatamente festivo e mais abstrato, menos ligado à ideia de “raiz” e mais voltado à investigação do funcionamento interno da música. A produção, feita novamente pelo próprio Hermeto, é marcada por uma abordagem extremamente livre e experimental, mas paradoxalmente muito controlada no nível conceitual, em que se foca na clareza das ideias musicais, mesmo quando elas soam estranhas ou desconcertantes, já que os arranjos são mais densos e evocam ideias anteriores, só que mais latinizadas. O repertório é ótimo, e as composições soam mais vibrantes. Enfim, é um belo disco e que é uma continuação decente 

Melhores Faixas: Diálogo, Voz E Vento, Festa Na Lua, Vou Esperar 
Vale a Pena Ouvir: Correu Tanto Que Sumiu, Arrasta Pé Alagoano, Música Das Nuvens E Do Chão

Hermeto Pascoal & Grupo – Hermeto Pascoal & Grupo





















NOTA: 8,7/10


Dois anos se passaram, e foi lançado outro disco, intitulado Hermeto Pascoal & Grupo. Após o Cérebro Magnético, o flautista demonstrava uma preocupação cada vez maior em sistematizar sua linguagem. Com isso, decidiu montar um grupo definitivo com o flautista Carlos Malta, o pianista Jovino Santos-Neto, o guitarrista Heraldo do Monte, o baixista Itiberê Zwarg, o baterista Márcio Bahia e o percussionista Pernambuco. Nesse processo, acabou saindo da Warner e ingressando na peculiar gravadora Som da Gente. A produção é mais transparente do que em discos anteriores, sem perder densidade. O som é aberto, com excelente separação entre os instrumentos, o que permite ao ouvinte perceber com clareza as múltiplas camadas rítmicas, harmônicas e melódicas. Trata-se de um trabalho orientado ao Jazz Fusion, com fortes influências nordestinas. O repertório é muito interessante, e as canções são todas bem divertidas. No geral, é um disco interessante e subestimado. 

Melhores Faixas: Novena, Cores, Magimani Sagei, A Taça 
Vale a Pena Ouvir: Série De Arco, Sorrindo, Lá Na Casa Da Madame Eu Vi

Lagoa Da Canoa Município De Arapiraca – Hermeto Pascoal & Grupo





















NOTA: 9,7/10


Mais dois anos se passaram, e foi lançado mais um álbum do Hermeto Pascoal, o Lagoa da Canoa Município de Arapiraca. Após o Hermeto Pascoal & Grupo, o flautista já não estava mais apenas explorando possibilidades: ele organizava um universo musical próprio, com regras internas claras, mas abertas à invenção constante. O título do álbum já carrega um gesto político e poético, ao escolher um pequeno município de Alagoas como emblema do disco, deslocando o centro simbólico do Jazz, historicamente ligado à cultura americana. A produção segue para um som mais aberto, arejado e, em certo sentido, mais “narrativo”, com a complexidade totalmente integrada ao fluxo musical. Com isso, a estética elétrica passa a incorporar ainda mais influências nordestinas, além da presença de trechos de falas de narradores de futebol. O repertório é incrível, e as composições soam mais envolventes. No fim, é um baita disco, coeso e altamente temático. 

Melhores Faixas: Ilza Na Feijoada, Spock Na Escada, Santa Catarina, Frevo Em Macéio 
Vale a Pena Ouvir: Aquela Coisa, Papagaio Alegre

Só Não Toca Quem Não Quer – Hermeto Pascoal & Grupo





















NOTA: 9,2/10


Indo para 1987, Hermeto Pascoal retorna com o ainda mais ambicioso Só Não Toca Quem Não Quer. Após a Lagoa da Canoa Município de Arapiraca, ele quis fazer um álbum que não se trata de técnica virtuosa no sentido tradicional, mas de disponibilidade sensível. Ao mesmo tempo, o disco desmente qualquer leitura simplista do título, pois apresenta algumas das estruturas rítmicas e harmônicas mais complexas de sua discografia, além de, é claro, homenagear jornalistas e radialistas como reconhecimento pelo apoio ao longo da carreira. A produção é bem mais equilibrada, com um som limpo, definido e, ao mesmo tempo, quente, permitindo que cada instrumento seja ouvido com clareza sem perder a sensação de conjunto. Diferente de discos mais agressivos ou fragmentados, aqui a música flui com uma naturalidade impressionante. O repertório é ótimo, e as canções são mais variadas. Em suma, é um disco bacana e que evidencia sua genialidade. 

Melhores Faixas: Zurich, Meu Barco, Canção Da Tarde, Suíte Mundo Grande, Ilha Das Gaivotas 
Vale a Pena Ouvir: Quiabo, Intocável, Rebuliço
  

                                                                                Então é isso e flw!!!             

Analisando Discografias - Hermeto Pascoal: Parte 2

                  Zabumbê-bum-á – Hermeto Pascoal NOTA: 10 /10 Chegando ao fim dos anos 70, foi lançado outro álbum fantástico do Hermeto, o...