terça-feira, 19 de novembro de 2024

Analisando Discografias - 14 Bis: Parte 4

                  

Quatro por Quatro – 14 Bis





















NOTA: 8,5/10


Após um longo intervalo de cinco anos, o 14 Bis retorna com mais um disco, Quatro por Quatro. Após o Sete (7º álbum de estúdio deles), Flávio Venturini decidiu sair da banda para focar de vez em sua carreira solo, e isso ocorreu de forma amigável, já que ele ainda participou deste trabalho e de outros futuros. Com esse contexto, decidiram que este disco fosse mais cadenciado e retornasse às suas raízes progressivas. A produção, feita por Renato Ladeira, é totalmente polida e cuidadosa, com arranjos elaborados que exploram a potência vocal e instrumental dos integrantes. O som combina a estética clássica da banda, com harmonias vocais intricadas e influências mineiras, mas, claro, tudo adaptado de forma moderna para se enquadrar na grande mídia. O repertório é excelente, trazendo canções belíssimas e completamente leves. Enfim, é um baita disco que mostrou que, mesmo sem seu principal compositor, a banda conseguiu se manter em alto nível. 

Melhores Faixas: Eu Já Fechei Meus Olhos (Mas Quem Não?), Luz Na Escuridão, Máscara Convencional 
Vale a Pena Ouvir: Clareiras, Por Mim Agora, O Fogo Do Teu Olhar, Cura Pela Luz

Siga o Sol – 14 Bis 





















NOTA: 8/10


Quatro anos se passam, e o 14 Bis lança o Siga o Sol, que segue a mesma linha já apresentada pela banda. Após o Quatro por Quatro, a banda consolidou sua identidade pós-Flávio Venturini, com Cláudio Venturini assumindo maior protagonismo na composição e nos vocais. Apesar disso, eles encerraram o vínculo com a EMI devido às baixas vendagens e à falta de relevância comercial. No entanto, assinaram com a gravadora Velas (aquela do Ivan Lins). A produção, conduzida novamente por Mayrton Bahia, trouxe arranjos cuidadosos e o uso de teclados atmosféricos, mas manteve o estilo progressivo e melódico da banda, alinhado à estética do Soft Rock. O repertório é belíssimo, com canções muito interessantes, especialmente por seus temas. No fim, é um ótimo trabalho da banda mineira, embora não seja tão lembrado. 

Melhores Faixas: Vida Nova, Siga o Sol, De Ponta-Cabeça 
Vale a Pena Ouvir: Outra Estrada, Todos Nós, Bandeiras, Faça o Seu Jogo
  

            Então um abraço e flw!!!    

O Legado de Ozzy: Dois Meses de Saudade e Eternidade

Mesmo após sua partida, a influência do Ozzy permanece viva no rock e na cultura.  Foto: Ross Halfin Pois é, meus amigos, hoje faz 2 meses q...